A lista definitiva de 16 bancos de dados de código-fonte aberto

cropped-open-source-database-software.jpg
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A busca por software de gerenciamento de dados e banco de dados pode ser um processo assustador (e caro), que exige longas horas de pesquisa e bolsos profundos. As ferramentas mais populares de banco de dados corporativos geralmente fornecem mais do que o necessário para organizações não-empresariais, com funcionalidade avançada relevante apenas para os usuários mais experientes tecnicamente. Felizmente, existem várias opções que perfilamos nesta lista de banco de dados de código aberto. Algumas dessas soluções são oferecidas por fornecedores que desejam, eventualmente, vendê-lo em seus produtos empresariais, e outras são mantidas e operadas por uma comunidade de desenvolvedores que procuram democratizar o espaço de gerenciamento de dados.

Neste artigo, examinaremos o software de banco de dados de código aberto e gratuito, primeiro fornecendo uma breve visão geral do que esperar e também com breves descrições sobre cada uma das opções atualmente disponíveis no espaço. Este é o diretório mais completo e atualizado da web.

Apache Derby

Apache Derby

O Apache Derby é um subprojeto do Apache DB. O banco de dados relacional de código aberto foi gravado inteiramente em Java e está disponível sob a Licença Apache, Versão 2.0. A pegada do Derby é de apenas 3,5 megabytes para o mecanismo base e o driver JDBC incorporado. Seu driver permite que os usuários o incorporem em qualquer solução baseada em Java. Ele suporta o modo cliente / servidor com o driver JDBC do Derby Network Client e o Derby Network Server e é fácil de instalar, implantar e usar. O lançamento mais recente do patch foi tornado público em março de 2019.

Apache Hive

Apache Hive

Apache Hive O Apache Hive é um data warehouse de código aberto criado sobre o ecossistema Apache Hadoop. Ele foi projetado para facilitar o resumo de dados, consultas ad-hoc e a análise de volumes de dados extremamente grandes armazenados em vários bancos de dados e sistemas de arquivos que se integram ao Hadoop. O Hive oferece um excelente pacote para aplicar a estrutura a grandes quantidades de dados não estruturados e executar consultas em lote do tipo SQL. Ele se integra às soluções tradicionais de data center que usam a interface JDBC / ODBC.
CUBRID

CUBRID

CUBRID

CUBRID é um mecanismo de gerenciamento de banco de dados relacional gratuito que apresenta funcionalidade corporativa incorporada. Os principais recursos do software incluem relações de elementos de banco de dados orientadas a objetos, compartilhamento de dados, um intermediário nativo de middleware, armazenamento em cache de dados de alto desempenho e suporte personalizável e extensível à globalização. O CUBRID também fornece um alto nível de compatibilidade SQL com o MySQL e outros bancos de dados de código-fonte aberto, e usa um licenciamento diferente para o mecanismo do servidor e suas ferramentas e interfaces.

Firebird SQL

Firebird SQL

Firebird é um banco de dados relacional que oferece muitos recursos padrão ANSI SQL. É executado no Linux, Windows e em várias plataformas Unix. O software fornece suporte simultâneo, de alto desempenho e idioma para procedimentos e gatilhos armazenados. O Firebird é um projeto comercialmente independente de programadores em C e C ++, e é usado em sistemas de produção desde 1981. Qualquer pessoa pode criar uma versão personalizada do Firebird, desde que a modificação seja disponibilizada sob o mesmo licenciamento IDPL para uso de outros.
Mecanismo de banco de dados H2

H2 Database Engine

H2 Database Engine

H2

é um banco de dados Java leve que pode ser incorporado em aplicativos Java ou executado no modo cliente-servidor. o software inclui um servidor da Web incorporado com um aplicativo de console baseado em navegador, além de ferramentas de linha de comando para iniciar e parar um servidor, fazer backup e restaurar bancos de dados e uma ferramenta de shell de linha de comando. Enquanto um subconjunto do padrão SQL é suportado pelo H2, as principais APIs de programação são SQL e JDBC. Ele também suporta o uso do driver ODBC do PostgreSQL.
HyperSQL

HyperSQL

HyperSQL

HyperSQL é um mecanismo de banco de dados relacional escrito em Java e possui um driver JDBC que está em conformidade com o ANSI SQL: 2016. Ele fornece um mecanismo e servidor pequeno, mas rápido, com vários threads, com tabelas de memória e disco, LOBs, isolamento de transação, simultaneidade de várias versões e ACID. Os modos incorporado e de servidor estão disponíveis e incluem ferramentas como servidor da Web mínimo, ferramentas de linha de comando e gerenciamento de GUI, além de vários exemplos de demonstração. Recursos avançados são manchetes por procedimentos e funções SQL definidos pelo usuário, esquemas e intervalos de data e hora.
MariaDB

MariaDB

MariaDB

MariaDB é uma bifurcação de código aberto e comercialmente suportada do sistema de gerenciamento de banco de dados relacional MySQL. Foi desenvolvido pelos criadores originais do MySQL e transforma dados em informações estruturadas em uma ampla variedade de aplicativos. O MariaDB apresenta um amplo ecossistema de mecanismos de armazenamento, plugins e muitas outras ferramentas. Segundo o site oficial, a versão mais recente do MariaDB inclui a funcionalidade GIS e JSON. O banco de dados é suportado pelo Microsoft Azure e Amazon RDS (desde 2015).
MongoDB

MongoDB

MongoDB

MongoDB é um banco de dados orientado a documentos de plataforma cruzada. Ele é classificado como um programa de banco de dados NoSQL e usa documentos semelhantes a JSON com esquema. O software é desenvolvido pelo MongoDB e licenciado sob a Licença Pública do Servidor. Os principais recursos incluem consultas ad hoc, indexação e agregação em tempo real, além de um modelo de documento que mapeia os objetos no código do aplicativo. O MongoDB fornece drivers para mais de 10 idiomas, e a comunidade construiu dezenas de outros.
MySQL

MySQL

MySQL

MySQL Community Edition é o sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto mais popular. Está disponível sob a licença GPL e é suportado por uma comunidade grande e ativa de desenvolvedores. Inclui SQL e NoSQL para o desenvolvimento de aplicativos relacionais e NoSQL. Ele também fornece um repositório de documentos que apresenta o protocolo X, a API XDev e o shell MySQL. O MySQL está disponível em mais de 20 plataformas e sistemas operacionais como Linux, Unix, Mac e Windows.
Neo4j

Neo4j

Neo4j

Neo4j é um sistema de gerenciamento de banco de dados de código-fonte aberto desenvolvido para otimizar o gerenciamento rápido, o armazenamento e a travessia de nós e relacionamentos. O Neo4j fornece desempenho em tempo real e apresenta um esquema flexível, drivers para idiomas e estruturas populares, conectividade em nuvem, backups ativos e recursos de importação de dados. Os casos de uso comuns dessa ferramenta incluem análise de software, gerenciamento de rede, organização de partidas, pesquisa científica e gerenciamento de projetos.
OrientDB

OrientDB

OrientDB

OrientDB é um sistema de gerenciamento de banco de dados NoSQL escrito em Java. É um banco de dados de vários modelos que suporta modelos de gráfico, documento, chave / valor e objeto. Os relacionamentos são gerenciados como nos bancos de dados de gráficos com conexões diretas entre registros. O desenvolvimento do OrientDB conta com uma comunidade de código aberto liderada pelo OrientDB LTD e usa GitHub para gerenciar o código fonte, colaboradores e controle de versão. O Grupo do Google e o estouro de pilha fornecem suporte gratuito a usuários em todo o mundo.
PostgreSQL

PostgreSQL

PostgreSQL

PostgreSQL é um sistema de banco de dados objeto-relacional que utiliza e estende a linguagem SQL. Ele vem com muitos recursos destinados a ajudar os usuários a criar aplicativos, proteger a integridade dos dados e criar ambientes tolerantes a falhas. O PostgreSQL está em conformidade com 160 dos 179 recursos obrigatórios para SQL: 2-11 Core de conformidade e suporta uma ampla variedade de tipos de dados. O software é altamente extensível e muitos dos recursos, como índices, definiram APIs para que você possa desenvolver com ele para resolver desafios únicos.
Máquina de emenda

Splice Machine

Splice Machine

Splice Machine é um sistema de gerenciamento de banco de dados de código aberto desenvolvido pelo Hadoop e Spark. Os principais recursos do software incluem cobertura ANSI SQL-99, transações ACID com semântica de Snapshot Isolation, atualizações no local que variam de uma linha a milhões e indexação secundária em formas únicas e não exclusivas. Um dos blocos de construção da Splice Machine é o Apache HBase.
SQLite

SQLite

SQLite

SQLite é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional contido em uma biblioteca C. O software atua como um mecanismo de banco de dados SQL transacional, sem servidor e transacional. Ele não possui um processo de servidor separado e lê e grava diretamente em arquivos de disco comuns. O formato do banco de dados é multiplataforma e pode ser copiado livremente para qualquer banco de dados entre 32 e 64 bits. O SQLite é uma biblioteca compacta e com todos os recursos ativados é menor que 600KiB, dependendo da plataforma de destino e das configurações de otimização do compilador.
Titã

Titan

Titan

Titan é um banco de dados de gráficos escalonável, projetado para armazenar e consultar gráficos contendo centenas de bilhões de vértices e arestas distribuídos por clusters de várias máquinas. É um banco de dados transacional e pode suportar milhares de usuários simultâneos. Os principais recursos incluem distribuição e replicação de dados para desempenho e tolerância a falhas, alta disponibilidade de vários datacenters e backups a quente, e suporte a ACID e eventual consistência. O Titan também oferece suporte para vários back-ends de armazenamento e análise de dados gráficos globais.
WebScaleSQL

WebScaleSQL

WebScaleSQL

WebScaleSQL

é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional criado como um ramo de software das versões da comunidade prontas para produção do MySQL. O software de código aberto foi criado por uma colaboração de engenheiros de várias empresas (Facebook, Google, LinkedIn, Twitter, Alibaba). Os principais recursos incluem uma estrutura automatizada que executa e publica os resultados do sistema de teste interno do MySQL, um conjunto de testes de estresse e um protótipo de sistema de teste de desempenho automatizado.

Se você estiver procurando uma solução de software de banco de dados de classe corporativa, consulte o Guia do comprador para gerenciamento de dados, atualizado recentemente.

Inscreva a nossa newsletter

Fique bem informado todos os dias com as notícias Tecnologia e ferramentas para o seu conhecimento.

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe uma resposta

Cadastre-se